Para aproveitar a campanha “Novembro Azul” de conscientização do Câncer de Próstata, faremos uma série de publicações especiais sobre o tema ao longo de todo o mês. Acompanhe essa e outras publicações aqui no Blog e em nossas redes sociais!
A primeira publicação da série é sobre os tipos de Câncer de Próstata. Ao contrário do que muita gente pensa, a doença não é única e não é igual para todos! Na verdade, existem 5 tipos de Câncer de Próstata que variam de comportamento, características e agressividade.
Para te ajudar a ficar mais informado sobre a doença, separamos uma breve explicação sobre cada um dos cinco tipos de Câncer de Próstata. Confira:
É o tipo mais comum de Câncer de Próstata. A proliferação anormal e descontrolada das células do corpo tem origem no próprio tecido glandular da próstata.
A maioria dos casos apresenta esse quadro, mas mesmo assim os tumores podem ser diferentes uns dos outros, podendo ser mais ou menos agressivos. Isso faz com que o tratamento para cada um deles possa variar.
É um tipo muito raro de câncer. Pode surgir em tecidos moles (músculos, tendões, nervos, etc.) e ossos. Não segue o predomínio na terceira idade, podendo ocorrer em adultos mais jovens e até mesmo em crianças, embora seja extremamente incomum.
É um tipo de câncer que pode ocorrer em qualquer órgão do corpo, não só na próstata. Ele surge no tecido epitelial do órgão, que é a camada externa que reveste a pele e diversos órgãos do corpo humano.
É um tipo de carcinoma mais específico, pois atinge o tecido epitelial que reveste os órgãos do sistema urinário. Apesar de ser mais comum na bexiga, também pode ocorrer na próstata, embora seja bastante incomum.
É um tumor raro e bastante agressivo. Ele tem origem nas células endócrinas e neurais do tecido afetado. Sua principal característica é a secreção de substâncias atípicas que aceleram ainda mais a proliferação anormal e descontrolada das células cancerígenas.
O tipo de Câncer de Próstata é determinado através dos exames diagnósticos, principalmente o exame de toque e a biópsia. Feito o diagnóstico, o Uro-oncologista indica o tratamento mais adequado para cada caso, de acordo com o tipo de tumor e estágio da doença.
Para saber mais sobre Câncer de Próstata, agende uma consulta com um de nossos especialistas! Continue acompanhando nossa série de publicações especiais sobre o tema ao longo do mês de Novembro.
Siga nossas redes sociais:
Instagram
Acesse nosso canal do Youtube!