Tecnologia rezum - Ablação de próstata com vapor de água
O que é o rezum?
O Rezum é uma terapia minimamente invasiva destinada ao tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), uma condição comum em homens a partir dos 50 anos, mas que pode afetar até mesmo aqueles abaixo dessa faixa etária. Este aparelho visa o tratamento de próstatas menores (até 80g) em pacientes que desejam tentar manter a ejaculação, cujo principal efeito colateral de medicamentos para a próstata ou cirurgias convencionais de RTU – ressecção transuretral de próstata – é a ejaculação retrógrada.
O Rezum é uma tecnologia criada pela empresa Boston Scientific® que usa o vapor de água aquecido, liberando doses controladas e direcionadas da energia térmica armazenada no vapor de água diretamente à região da glândula prostática com o tecido obstrutivo que está causando os sintomas do trato urinário inferior, secundários da hiperplasia prostática benigna- HPB (do crescimento da próstata).
O Rezum já é uma tecnologia bem estabelecida em vários países, tendo sido liberado pelo FDA em 2015 e chegou ao Brasil como novidade em tratamentos de próstata que podem auxiliar na manutenção da ejaculação ou interrupção de medicamentos para a HPB.
Essa tecnologia não faz parte do Rol da ANS para uso em convênios. Trata-se de uma tecnologia de uso particular.
Qual o seu diferencial?
Tradicionalmente, os tratamentos medicamentosos e cirúrgicos para a HPB podem desencadear problemas de ejaculação que incomodam muitos homens. Por isso, o Rezum surge como uma alternativa menos invasiva, utilizando vapor de água para reduzir o tamanho da próstata e aliviar os sintomas com mínimo impacto na vida sexual do paciente.
Este procedimento é realizado em ambiente do tipo DAY HOSPITAL (hospital – dia), sem a necessidade de internação hospitalar prolongada, e consiste na injeção de vapor de água dentro da próstata, causando a redução do volume da glândula e aliviando a pressão sobre a uretra.
Quem pode fazer o Rezum?
O tratamento Rezum para a próstata é indicado para homens que estão com dificuldade para urinar devido ao aumento de tamanho da próstata.
Idealmente a próstata do paciente deva ter entre 30 e 80 gramas, porém cada caso é avaliado individualmente, durante a consulta médica com seu Urologista.
Quais os benefícios do rezum
Os benefícios do Rezum incluem:
• Eliminação ou redução da necessidade de medicamentos para HPB;
• Preservação da função sexual: não interfere nas ereções e possui mínimo risco de interferência nas ejaculações;
• Eficácia a longo prazo;
• Rápida recuperação;
• Baixos riscos de complicações;
Como funciona o pós operatório?
Após o procedimento, os pacientes podem retornar às atividades normais dentro de alguns dias, embora possam experimentar sintomas como desconforto urinário, urgência e aumento da frequência urinária nas primeiras semanas.
Os pacientes saem do procedimento usando uma sonda vesical por alguns dias para amenizar esses sintomas.
Quando começo a sentir o efeito do tratamento?
Os benefícios do tratamento começam a ser percebidos aproximadamente 30 dias após o procedimento, incluindo um jato de urina mais forte e melhora significativa na qualidade de vida. Os melhores resultados aparecem no terceiro ao sexto mês após a aplicação, especialmente a redução do volume em gramas da próstata e a melhora do fluxo urinário.
A eficácia da aplicação do Rezum na próstata é demonstrada pela redução significativa dos sintomas urinários associados à HPB, bem como pela melhoria no fluxo urinário.
Estudos clínicos mostram resultados positivos a longo prazo, com uma baixa proporção de pacientes necessitando de tratamentos adicionais.
Além disso, o Rezum é bem tolerado e possui um perfil de segurança favorável.