Pacientes que já tiveram Cálculos Renais, ou pedras nos rins, têm mais chances de desenvolver o problema novamente, por isso, o acompanhamento médico é fundamental de tempos em tempos para evitar surpresas desagradáveis!
O acompanhamento médico ajuda não só a detectar precocemente os cálculos renais, como também trata o problema sem que o paciente seja surpreendido pelas dolorosas cólicas renais.
Embora não seja possível prevenir completamente a formação dos cálculos urinários, algumas medidas podem ajudar a diminuir as chances.
Cálculos pequenos, que não estejam causando obstrução ou sintomas, geralmente podem ser somente acompanhados. Já cálculos maiores necessitam de um tratamento específico. A litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO) é um método utilizado com sucesso em alguns casos e utiliza um mecanismo que fragmenta os cálculos externamente.
Um método menos agressivo, sem cortes e com uma taxa de resolutividade muito boa para cálculos de até 2cm é a chamada ureterorrenolitotripsia flexível. Neste procedimento, um aparelho com uma câmera (ureteroscópio) é introduzido pela uretra, chegando até a bexiga e posteriormente ao rim, onde é identificado o cálculo. A fragmentação do cálculo é feita com aparelho laser.
Continue acompanhando nossas publicações e até a próxima!
Siga nossas redes sociais:
Instagram
Acesse nosso canal do Youtube!
1 Comments
[…] as principais formas de prevenir pedra nos rins […]