Existem tratamentos característicos para cada tipo e fase do Câncer de Próstata. Quando a doença afeta somente a próstata, as chances de cura são maiores. Porém, os principais tratamentos que levam à cura são a cirurgia de retirada da próstata (Prostatectomia Radical) e a Radioterapia.
O tratamento mais famoso é a Prostatectomia Radical, ou cirurgia de retirada da próstata. Neste procedimento, a próstata e as vesículas seminais são removidas, e o canal da urina é reconstruído ao ligar a bexiga na uretra.
Como são necessários movimentos muito precisos e uma manipulação muito cuidadosa durante a cirurgia para diminuir as taxas de incontinência urinária e disfunção erétil após o tratamento, foi desenvolvida uma técnica minimamente invasiva: a Cirurgia Robótica!
A Prostatectomia Robótica é um tratamento cirúrgico no qual o Urologista, por meio de um console, manipula braços robóticos que aumentam a precisão de seus movimentos durante o procedimento.
A Técnica Robótica oferece diversas vantagens não só para o paciente, como também para o Urologista, pois o robô permite uma melhor manipulação e precisão dos movimentos por parte do especialista.
A Cirurgia Robótica é indicada para todo homem portador do Câncer de Próstata localizado. Pacientes com disfunção erétil também podem realizar o procedimento, embora seja impossível reverter a ereção de homens que já tinham este problema antes do procedimento.
Um dos principais motivos pelo qual os homens procuram por essa técnica é a preservação dos nervos que conduzem a ereção, que ficam localizados ao redor da próstata e podem ser danificados durante a cirurgia convencional.
Após a cirurgia, é recomendado permanecer em repouso por 2 a 3 semanas, evitando atividades como academia, corrida, bicicleta e outras atividades de impacto. Caminhadas leves de até 30 minutos e exercícios leves são permitidos!
Continue acompanhando nossas publicações e até a próxima!
Siga nossas redes sociais:
Instagram
Acesse nosso canal do Youtube!
1 Comments
[…] Geralmente, o tratamento é feito com o uso de medicamentos ou intervenções cirúrgicas. No caso da cirurgia, a técnica pode ser realizada por via endoscópica (cirurgia endoscópica transuretral convencional ou a laser), laparoscópica, através da prostatectomia simples por via aberta ou por meio da Cirurgia Robótica. […]