Cirurgias Ambulatoriais
Vasectomia
A Vasectomia é um procedimento para esterilização cirúrgica masculina com eficácia superior a 99%. A cirurgia consiste na retirada de um pequeno fragmento de cada ducto deferente (canal que leva os espermatozoides produzidos nos testículos até a uretra) e na ligadura com fio cirúrgico desses ductos de ambos os lados, uma vez que cada testículo possui o seu canal. Dessa forma os espermatozoides não passam mais pelos canais e não são eliminados na ejaculação. É um procedimento rápido e seguro que pode ser feito com anestesia local e possibilita que o paciente receba alta para casa poucas horas após a cirurgia.

Via de regra é um procedimento definitivo, mas que pode ser tentada a reversão em alguns casos. Não é perceptível nenhuma alteração no sêmen, pois a maior parte do líquido seminal é produzido nas vesículas seminais e na próstata. Além disso, a vasectomia não compromete em nada as ereções ou libido dos homens submetidos ao procedimento.
A legislação brasileira baseada na lei nº 9.263/1996 estabelece que é um método de contracepção voluntário, podendo ser oferecido para maiores de 25 anos ou homens com pelo menos dois filhos vivos, devendo ser observado um prazo de 60 dias entre a manifestação da vontade até a realização da cirurgia. Em caso de casais, um termo de consentimento deve ser devidamente escrito e firmado por ambos e uma avaliação prévia com psicólogo é necessária.
A recuperação costuma ser tranquila, sem complicações, quando as orientações são cumpridas e as medicações analgésica são corretamente utilizadas. Mesmo assim é recomendado repouso de esforços ou atividades físicas por pelo menos 5 dias para garantir que não haja complicações no local da cirurgia como hematomas e dor nos testículos. O paciente deve continuar utilizando outro método contraceptivo por um prazo de 2 a 3 meses após a cirurgia e apresentar um mínimo de 20 ejaculações nesse período até que um exame espermograma de controle assegure a ausência de espermatozoides. A partir daí o paciente pode ser liberado para a retirada do método contraceptivo prévio com segurança.
Veja mais informações sobre vasectomia neste vídeo do nosso canal no Youtube que preparamos para você!
Postectomia
A postectomia consiste na retirada do excesso de prepúcio (pele que recobre a glande). Situações em que pode ser realizada: na presença de fimose, que é a dificuldade em expor a glande por uma restrição do prepúcio; por motivos religiosos, como na comunidade judaica; em quadros de inflamações glandares de repetição (balanopostites), principalmente em diabéticos; em crianças com infecções urinárias de repetição ou malformações do trato urinário; ou mesmo por questões estéticas.
O procedimento é rápido e o paciente pode ir para casa no mesmo dia. Normalmente, um curativo compressivo é mantido no primeiro dia e o paciente é orientado a evitar esforços e atividades físicas. Além disso, relações sexuais só devem ser retornadas em torno de 45 dias da cirurgia.