Cálculos Urinários | Endourologia

A litíase urinária, cálculo urinário ou, popularmente, “pedra nos rins” é um problema de saúde muito comum, atingindo aproximadamente 10-15% das pessoas de todo o mundo. O mecanismo de sua formação é multifatorial, recebendo influências do clima, da alimentação e até fatores genéticos de cada família. Os cálculos podem estar localizados nos rins, nos ureteres (canais que levam urina dos rins para bexiga) ou até mesmo na bexiga.

Imagem Cálculo Urinário

É muito comum que a descoberta do problema seja feita incidentalmente, após exames de imagem (ultrassom, tomografia computadorizada) realizados por outros motivos como, por exemplo, rotina médica. No entanto, a cólica renal é o sintoma que mais leva os pacientes a procurarem atendimento médico. A dor lombar de forte intensidade e súbita, conhecida como cólica renal, dificilmente pode ser controlada apenas com medicações orais em casa e na grande maioria das vezes acaba fazendo com que o paciente procure um atendimento médico de urgência.

Cálculos impactados no ureter são os principais responsáveis pelas crises de dores intensas (cólica renal) e são os mais preocupantes, pois podem causar obstrução e dilatação da via urinária comprometendo a saída de urina do rim para a bexiga e podendo causar infecções graves. Nesses casos, a desobstrução de urgência que consiste na passagem de um cateter que vai do rim até a bexiga (cateter duplo J) é recomendada. Para identificar qual método de tratamento será o mais adequado para o paciente, é necessário consultar um urologista, pois nem sempre os cálculos no ureter necessitam de tratamento cirúrgico.

Após a avaliação do Urologista, determinadas situações podem ser conduzidas com medicações com o objetivo de ajudar a expelir o cálculo sem cirurgia. Falamos um pouco mais sobre essas opções de tratamento nos vídeos abaixo:

   

Cálculos pequenos nos rins, que não estejam causando obstrução ou sintomas, geralmente podem ser somente acompanhados. Já cálculos maiores necessitam de um tratamento específico. A litotripsia extra-corpórea por ondas de choque (LECO) é um método utilizado com sucesso em alguns casos e utiliza um mecanismo que fragmenta os cálculos externamente.

Um método menos agressivo, sem cortes, que ganhou muito espaço e praticamente substituiu a LECO nos grandes centros devido a sua taxa de resolutividade muito boa para cálculos de até 2cm, é a chamada Ureterorrenolitotripsia Flexível.

Neste procedimento um aparelho com uma câmera (ureteroscópio flexível) é introduzido pela uretra chegando até a bexiga e posteriormente ao rim onde é identificado o cálculo. A fragmentação do cálculo é feita com aparelho laser de forma que sejam produzidos vários pequenos pedaços de pedras que podem ser retirados pelo próprio canal da urina, sem a necessidade de cortes. Cálculos renais acima de 2 cm podem necessitar de uma punção através das costas para chegar até o rim. Através desse orifício de aproximadamente 1cm nas costas é passado um aparelho endoscópico que visualiza e fragmenta o cálculo. Este procedimento é chamado Nefrolitotripsia Percutânea e é bastante utilizado para o tratamento de cálculos maiores.

Portanto, temos algumas opções de tratamento para os cálculos renais. Várias características influenciam no momento de decidir qual a melhor opção para cada paciente e por isso consultar um urologista é necessário.

Para os pacientes com cálculos renais o mais importante é o acompanhamento, visto que 50% das pessoas apresentam novos cálculos renais entre 5-10 anos após 1º episódio de pedra nos rins. Além disso, a mudança de alguns hábitos, principalmente alimentares, é de extrema importância. No vídeo a seguir damos algumas dicas de como prevenir a formação de novas pedras nos rins:

 

Notícias

4 04America/Sao_Paulo novembro 04America/Sao_Paulo 2024

Exploring the Globe of European Live Roulette

European live roulette, likewise known as ruletka europejska, is a play roulette for free popular gambling enterprise game that has actually been enjoyed by players for […]
17 17America/Sao_Paulo abril 17America/Sao_Paulo 2020
próstata aumentada

Qual a relação entre Próstata Aumentada (HPB) e ejaculação ?

  Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB) – Sinônimo de Próstata aumentada O aumento benigno de tamanho da próstata (hiperplasia benigna da próstata) ou próstata aumentada, atinge […]
13 13America/Sao_Paulo janeiro 13America/Sao_Paulo 2020

O que é o exame de PSA?

Quando o Urologista solicita um exame de PSA, muitas dúvidas podem surgir: “O que é PSA?”, “Para que serve este exame?”, “O exame diagnostica o câncer […]
Open chat
https://journal.dpkp.ciamiskab.go.id/