Quando o Urologista solicita um exame de PSA, muitas dúvidas podem surgir: “O que é PSA?”, “Para que serve este exame?”, “O exame diagnostica o câncer de próstata?”, “Quando devo fazer esse exame?”, “Qual é o valor normal de PSA?”.
Para esclarecer todas as dúvidas, montamos um artigo com tudo o que os homens precisam saber sobre o exame de PSA. Confira:
O que é PSA?
A sigla PSA é utilizada para se referir ao Antígeno Específico Prostático, ou Prostatic-Specific Antigen, um tipo de proteína produzida pela próstata cuja concentração pode indicar alterações no órgão, tais como o Câncer de Próstata, Hiperplasia Prostática Benigna (aumento benigno da próstata) e prostatite (infecção da próstata).
Assim como a próstata aumenta de forma benigna com o passar dos anos, o nível do PSA também costuma crescer. Da mesma forma, o PSA aumenta com a presença do Câncer de Próstata, portanto, se o PSA estiver elevado, é preciso investigar se a causa é benigna ou maligna.
Para que serve o exame?
O exame de PSA serve para detectar precocemente casos de Câncer de Próstata e outras condições que afetam essa glândula, como a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e a Prostatite. Porém, este exame é complementar e deve ser realizado juntamente com o Toque Retal.
Como é feito o teste?
No Exame de PSA, uma amostra de sangue do paciente é colhida e enviada ao laboratório para análise. Podem ser solicitados três tipos de medição pelo Urologista: nível de PSA total, fracionado e livre.
O PSA total é considerado normal quando está em até 2,5 ng/ml. Caso esteja entre 2 e 10 ng/ml, o médico pode solicitar o PSA fracionado para avaliar melhor.
Com que frequência fazer o exame?
O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) não recomendam que o exame de PSA seja utilizado para rastreamento populacional do câncer de próstata. Porém, o exame é fundamental para o diagnóstico da doença!
A recomendação é consultar um médico para que ele possa indicar a necessidade de realizar o exame e a periodicidade adequada de acordo com as características de cada paciente. Pacientes negros ou com histórico familiar de Câncer de Próstata devem começar a ser monitorados a partir dos 40 anos.
Para dúvidas ou mais informações sobre o exame de PSA, entre em contato com o seu Urologista!
Continue acompanhando nossas publicações!
Siga nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
Acesse nosso canal do Youtube!