Ao contrário do que muita gente pensa, o Câncer não é a única doença que afeta a próstata, órgão exclusivamente masculino cuja função principal é produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen.
Em homens jovens, a próstata tem o tamanho aproximado de uma ameixa, mas suas dimensões podem aumentar com o envelhecimento!
É o que chamamos de Hiperplasia Prostática Benigna, uma doença que costuma surgir a partir dos 50 anos e provoca sintomas como:
Embora os sintomas possam ser parecidos com o do Câncer de Próstata, a próstata inchada não significa um câncer!
O tratamento para Hiperplasia Prostática Benigna é realizado por meio da Enucleação Prostática com Laser Holmium, que permite a retirada sem cortes da porção da próstata que está inchada e é responsável pelos sintomas.
Outra doença que afeta a próstata é a prostatite, uma inflamação que costuma atingir homens mais jovens e de meia idade. Inclusive, estima-se que 30% dos homens terão prostatite em alguma fase da vida. Existem 3 tipos diferentes dessa doença:
É causada por uma bactéria. Provoca febre alta e problemas no sistema urinário, como dificuldade para urinar, ardência ao urinar, vontade frequente de ir ao banheiro, dificuldade para esvaziar completamente a bexiga, mal-estar generalizado, calafrios e dor nas costas, articulações, músculos e períneo.
Possui evolução mais lenta que a aguda e permanece por mais tempo. Muitas vezes não apresenta sintomas, mas quando eles estão presentes, costumam ser semelhantes ao da Hiperplasia Prostática Benigna, provocando o aumento do PSA, o que pode ser confundido com o Câncer de Próstata.
Ao contrário da Prostatite Bacteriana Aguda e Crônica, estas doenças não são causadas por nenhuma bactéria. São tipos incomuns de prostatite e de difícil diagnóstico, apesar de provocarem sintomas parecidos ao da Prostatite Aguda.
Os tratamentos para Prostatite Bacteriana Aguda e Crônica necessitam do uso de antibióticos pelo período indicado pelo Urologista. No caso da doença aguda, é comum que boa parte dos pacientes precisem de internação, enquanto que na doença crônica o especialista pode indicar a cirurgia da uretra e da próstata para tratar o problema.
Para a Prostatite não bacteriana e Prostatodinia, os antibióticos não fazem parte do tratamento. Neste caso, é preciso uma avaliação mais detalhada para identificar a real causa do problema e, assim, indicar os tratamentos mais adequados.
O Câncer de Próstata é um tipo de tumor maligno que pode se desenvolver silenciosamente, sem apresentar qualquer sintoma. Por conta disso, as consultas periódicas com o Urologista e os exames de rastreio como o teste de PSA e o Toque Retal devem começar a partir dos 40 anos.
Quando apresenta sintomas, o Câncer de Próstata pode provocar perda de peso, perda de apetite, obstrução urinária, sangue na urina, dores nos ossos e insuficiência renal.
O tratamento para a doença depende do estágio em que ela se encontra, mas graças ao avanço tecnológico, a realização da Cirurgia Robótica da Próstata vem sendo cada vez mais utilizada.
Continue acompanhando nossas publicações!
Siga nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
Acesse nosso canal do Youtube!