O aumento benigno de tamanho da próstata (hiperplasia benigna da próstata) ou próstata aumentada, atinge grande parte dos homens após os 50 anos. Os principais sintomas de obstrução do trato urinário inferior decorrentes de próstata aumentada são: jato urinário fraco, dificuldade de esvaziamento da bexiga e freqüência urinária aumentada. Contudo, pouco se comenta sobre as alterações na ejaculação que podem surgir principalmente nesses pacientes.
Quer saber o que é próstata ? Para que serve a próstata ? Veja nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Ozd3HGdYjk8&t=27s
ou acesse nosso texto em: https://www.iuroncologia.com.br/noticias/qual-e-o-tamanho-normal-da-prostata/
Incomodo ao ejacular, ejaculação precoce, ejaculação retardada e diminuição no volume do sêmen ejaculado são as queixas mais frequentes dos pacientes que apresentam hiperplasia benigna da próstata (HPB) e alterações na ejaculação.
Sendo assim, homens com mais de 50 anos que apresentam desconforto para urinar por conta da HPB podem sentir também que as ejaculações não estão normais.
Estes homens apresentam orgasmo durante a relação sexual ou masturbação mas não ejaculam ou ejaculam menos que o normal!
Isso poderia não ser tão grave se os problemas parassem por ai. Contudo, em muitos casos a ejaculação precoce, por exemplo, ou a diminuição de volume de sêmen acaba interferindo na qualidade das relações sexuais. Com isso, surgem conflitos nos relacionamentos prejudicando a qualidade de vida dos casais.
O urologista recebe então um homem com dificuldade para urinar que repentinamente passou a ter alterações nas ejaculações e agora enfrenta também problemas nas relações sexuais.
O tratamento então deve ser individualizado de acordo com cada paciente e suas prioridades. Em geral, inicia-se o tratamento para alívio dos sintomas ocasionados pela HPB visando também a melhora das ejaculações. Com isso conseguimos melhorar a forma como o paciente urina e a qualidade de vida do casal.
O tratamento da HPB já é bastante conhecido. Inclui, incialmente, na grande maioria dos casos o uso de medicações que atuam na região da bexiga, próstata e vesículas seminais. Essa ação leva a um aumento de calibre do canal urinário (uretra) e facilita a saída da urina. Por isso, os homens sentem alívio ao urinar poucos dias após o início do tratamento.
Saiba mais sobre o tratamento com medicamentos para HPB assistindo este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=UbHzT2Nbaps
A tansulosina é uma das medicações mais famosas utilizada nos pacientes com HPB. No entanto, pode agravar ainda mais a redução de volume seminal levando até a interrupção total de saída de sêmen. Essas alterações sobre o sêmen podem ocorrer em 10% a 30% dos pacientes que usam este remédio e por isso muitas vezes essa medicação não é adequada para esses casos. Felizmente existem outras opções para o tratamento da HPB que nos permite aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
A ejaculação tende a retornar ao normal após inicio do tratamento da HPB, alívio dos sintomas e tranquilização dos pacientes. Após recuperar a confiança e ter seu diagnóstico esclarecido grande parte dos pacientes volta a ter sua vida sexual normal após algum tempo.
O tratamento específico para ejaculação precoce pode incluir medidas comportamentais, acompanhamento psicológico e uso de medicações. Técnicas para retardo da ejaculação (pausa, compressão) apresentam bons resultados. O acompanhamento com psicólogo especializado é muito benéfico principalmente para pacientes com transtorno de ansiedade. O tratamento medicamentoso específico pode variar mas geralmente inclui algum inibidor seletivo de recaptação da serotonina (ISRS) como a paroxetina.
A ejaculação retardada pode ter várias causas. Pode ser causada pelo uso de medicamentos, pela necessidade de estímulos mais intensos devido a perda de sensibilidade, dentre outras causas. Não há medicação específica para estimular a ejaculação. Portanto, o tratamento depende do fator causal e por isso não será detalhado aqui.
Envie suas dúvidas ! Fale com a gente !
Grande abraço da Equipe iURO!
19 Comments
Então algum tempo, percebi uma mudança, minha vida sexual, EP e percebi que pode está correlacionado, HPB, pois minha urina não é mais a mesma de 30anos… Quero informações de tratamento, e medicamentos, para resolver este problema.
Olá Sr. Júlio César!
Obrigado pelo contato.
Todas essas alterações estão relacionadas tanto a idade quanto ao crescimento natural da próstata, a hiperplasia benigna. Pra definir um tratamento específico no seu caso, é importante realizar uma avaliação mais abrangente, incluindo exame físico e história mais detalhada durante uma consulta médica. Já passou no urologista este ano?
Um abraço
Olá parabéns pelo seu conteúdo Obrigado por nos manter bem informados!
Muito obrigado, isabel!
O duomo é aconselhável para HBP?
Depende de cada caso, mas é sim uma medicação comumente utilizada.
Psa deu 0.580 o LIVRE.O total deu 14.00.Quero saber a porcentagem entre eles
Precisa avaliar com cuidado esse valor de 14. Já marcou um urologista?
Bom dia. Quando vc fizer examen
Tem que estar em ABSTINÊNCIA. De No minimo 48 horas.
Ai vc faz um examen de psa. Total e libre. Da o calculo Exato vale. Lembrar que cada laboRatorio calcula de um geito. Mas o resultado e igual com parametros diferentes.
Parabéns pela MATERIA, gostei muito, porem nao consegui saber o que eu queria. Faço consultas desde meus 45 anos e deu sempre tudo bem. Porém de uns 2 anos para cá a minha prostata AUMENTOU muito. Fiz um exame de PRÓSTATA TOTAL e a Mesma ESTÁ com diâmetro long. 4.7 o trans. 5.3 e a n teposterior. 4.3 volume = 57.1. Retençao pós mic cc ional 90.4. Tenho 66 anos e fiquei preocupado.o
Olá Sr. Cláudio. O seu caso necessita consulta para avaliação completa e discutir opções de manejo da HPB.
Olá! Obrigado pelo seu comentário. A próstata aumenta de tamanho principalmente após os 50 anos por isso é importante o acompanhamento. Siga consultando um urologista. Você provavelmente vai se beneficiar do tratamento. Abraço.
Não seria pertinente, também, trazer informações sobre as contraindicações dos tratamentos tradicionais da próstata inflamada? muitos medicamentos COMO A FINASTERIDA trazem danos DURADOUROS como impotência sexual. NÃO SE PODE CONDENAR OS TRATAMENTOS TRADICIONAIS, QUE CERTAMENTE SALVAM VIDAS. MAS NOS TEMPOS DE HOJE ONDE SE TEM PESQUISA AVANÇADA NESTA ÁREA, SERIA DE VALOR PRUDÊNCIA QUE O PACIENTE OU INTERESSADO FOSSE TAMBÉM INFORMAdo desses novos conceitos, como os medicamentos naturais que se utilizados de forma preventiva, são muitíssimos eficazes e não trazem efeitos colaterais.
Ola Sr. Joaquim. Seria interessante sim! Inclusive se o senhor puder me enviar referências científicas acrescentarei nos posts. Obrigado!
Wilson SAMpaio, tenho 68 anos, e uma vida SEXUALMENTE ativa! Mas surgiu o problema na próstata,
Quais os danos causados pela cirurgia, A ereção ñ será recuperada nunca mais?? Qual a cirurgia menos invasiva??
Olá Sr. Wilson. Depende de que problema da próstata estamos falando e de quais tratamentos faremos!
Olá, Gostaria de fazer uma pergunta. As relações sexuais / ejaculação prejudicam a prostata/aumenta ou favorecem?
Nem uma coisa e nem outra
Sabia que é praticamente impossível discutir com você (não que eu realmente queira… Haha). Você com certeza colocou um novo olhar sobre esse assunto que tem sido discutido há muito tempo . Parabéns, excelente!