Por mais que os homens tenham vergonha – e preconceito, o exame de toque retal é indispensável e fundamental para diagnosticar diversas alterações na próstata, tais como a Hiperplasia Benigna da Próstata, Câncer de Próstata, entre outras!
No caso do Câncer de Próstata, nem todos os tumores provocam alterações no PSA (Antígeno Prostático Específico), proteína produzida pelo tecido prostático, e a doença só é detectada graças ao exame de toque retal realizado pelo médico Urologista.
O exame é realizado no próprio consultório médico e dura, em média, apenas um minuto. Com o paciente deitado ou levemente inclinado para frente, o profissional insere o dedo indicador no ânus do paciente para sentir a próstata, que está localizada próxima ao reto.
Com isso, o Urologista consegue perceber a consistência da próstata e a presença de nódulos. Ao identificar um tumor, o médico solicita uma biópsia para confirmar ou a não a presença de um câncer.
Lembre-se: todo homem deve realizar o exame anualmente a partir dos 50 anos, e dos 45 anos em diante para homens negros ou com parentes de 1º grau que tenham ou tiveram a doença.
Continue acompanhando nossas publicações e até a próxima!
Siga nossas redes sociais:
Instagram
Acesse nosso canal do Youtube!
1 Comments
[…] tipo de Câncer de Próstata é determinado através dos exames diagnósticos, principalmente o exame de toque e a biópsia. Feito o diagnóstico, o Uro-oncologista indica o tratamento mais adequado para cada […]