Muitos pacientes chegam assustados ao consultório do Urologista após serem diagnosticados com Cistos Renais, pois têm medo que o problema possa evoluir para um Câncer de Rim.
O cisto renal é uma alteração benigna que, na maioria das vezes, não causa sintomas e não faz mal ao paciente, independente do tamanho ou localização. Em muitos casos, trata-se de um cisto renal simples, mas em casos mais graves, o chamado cisto complexo precisa ser melhor investigado e, se necessário, tratado adequadamente.
O tumor renal, por sua vez, pode ser benigno ou maligno. No segundo caso, que é o mais grave, trata-se do Câncer de Rim, que pode causar sintomas como sangue na urina, dor abdominal e dor lombar.
Os tratamentos indicados têm o intuito de remover ou destruir a lesão, levando em consideração a localização e o estágio da doença.
As opções mais indicadas são a Laparoscopia e a Cirurgia Robótica, técnica vantajosa que possibilita uma recuperação pós-operatória melhor, com menos dor, menor taxa de sangramento e menor tempo de internação hospitalar.
Em ambos os casos, o mais indicado é conversar com um Urologista para obter o diagnóstico adequado e sanar todas as dúvidas.
Para saber mais sobre cistos e tumores renais, veja o conteúdo completo em nosso canal do YouTube!
Continue acompanhando nossas publicações e até a próxima!
Siga nossas redes sociais:
Acesse nosso canal do Youtube!